18 de maio de 2011

Existe diferença de Galardão no céu?

Este é um assunto que divide muitas opiniões.

Alguns dizem que pelo fato do Senhor não fazer acepção de pessoas, logo não pode haver diferença no recebimento no céu. Outros já interpretam (conforme a clareza da Palavra) que haverá galardão segundo suas obras. I Coríntios 3: 8.

Eu fico com esta segunda opinião. Pois em I Corintios 3 vemos Paulo repreender os coríntios por andarem na carne e segundo os homens. Ele ensina que o crescimento vem de Deus e não do homem para que seja seguido.

Primeiramente ele diz que tanto o que planta quanto o que colhe tem valor (v.7); no entanto, que cada um receberá galardão segundo o seu próprio trabalho, ou seja, conforme o que cada um faz.
No versículo 12 ele menciona os tipos de obras: ouro, prata, pedras preciosas, madeira, feno, palha. Cada obra tem o seu devido valor, sua importância. Mas se alguém vier a negligenciar a obra de Deus, logo esta não valerá ouro, mas sim madeira ou palha (que não resiste ao fogo).

Ai está à diferença. Eu por exemplo não desqualifico meus trabalhos na igreja; mas incoerência seria eu achar que o valor do que eu faço pode se comparar com o que fez homens como John Wesley, Charles Finney, Moody e tanto outros mais.

Logo, vejo como muita pretensão querer estar no mesmo patamar que estarão esses heróis da fé e receber o quanto eles no céu. E isto tem que gerar dentro de cada um de nós um conformismo.

Porque, para começar, não podemos agir diante Deus por recompensa. Por aquilo ao qual Ele poderá vir a fazer. Mas sim temos que nos voltar a Deus de todo o coração por aquilo que Ele já fez na cruz para nos dar a salvação. Depois, Deus é Justo para dá a cada um conforme o que Ele achar conveniente. Ele é Deus e Justiça, Aleluia.

Pois nossas ações não podem se basear em premiações, coroa etc. Se temos que ter uma obra equivalente a ouro, que seja pela convicção que o nosso Deus merece o melhor. O prazer no galardão tem que estar no fato de adorarmos a Deus com nossas ações, atitudes, o trabalho na obra da evangelização. Daí sim Deus vai aprovar nossas obras.

No versículo 13 ele diz que chegará o “Dia” ao qual cada obra será manifestada. A palavra “dia” começa com letra maiúscula. Dar a entender que se trata do Dia do Senhor. O acerto de contas. Dia ao qual Deus avaliara nossa obra e vê se tal resiste ao fogo.

Será que Deus se preocuparia em nos cobrar valiosa obra para não levar em conta o trabalho de cada um? Eu acredito que Deus ama e não faz acepção tanto do ladrão da cruz, como do apóstolo João. No entanto eu creio que no céu cada um vai saber onde é seu respectivo lugar. E isto sem ciúmes, inveja ou qualquer outro sentimento contrário a tais posições.

Não quero entrar na questão do que é o galardão. Mesmo porque o que tem que realmente importar é seguir o Mestre e Ô adorar em espírito e em verdade. Isto já é uma recompensa. No mais, o fato é que por mais que façamos, nossa designação será de servo inútil. Porque por mais que façamos, sempre será equivalente a nada diante o que Deus nos fez. Mas ainda sim eu creio que determinados homens receberão de Deus, conforme sua promessa e misericórdia. Pois na sua infinita grandeza, Ele conhece o coração humano.
Por Alexandre Drumond. Cursando Bacharel em Teologia. STBNET.

3 comentários:

  1. É reconfortante para o crente saber que Deus o conhece de forma pessoal e particular.
    Também ficamos felizes em saber que sua fidelidade nos leva a trabalhar em sua obra despreocupados quanto à questão de que se Ele vai ou não via cumprir o que prometeu.
    Outro ponto interessante é saber que toda e qualquer dádiva vinda de Deus para o crente fiel na eternidade é muito maior e melhor do que possamos merecer, pois Deus nos concedeu por graça e não por merecimento.
    Isso conforta meu coração.
    Hugo Alex

    ResponderExcluir
  2. Muito bom o texto. Que Jesus o abençoe!

    ResponderExcluir