5 de maio de 2011

Nosso Futuro!!!

O que nós devemos fazer em relação ao nosso Futuro?
O que vai acontecer no futuro é uma das grandes preocupações da humanidade. E muitas vezes isso faz com que percamos até mesmo o foco principal na nossa vida.

Por exemplo: Conversamos muito sobre quanto tempo falta para terminar o Seminário, e quando pensamos no tempo que falta chega a dar um desânimo. Mas se pararmos para pensar, não podemos ficar morrendo pelo o que ainda virá, ou seja, pelo nosso futuro. Filosofando um pouco, disse a uma pessoa uma vez: "Se olhar para o futuro ele vai demorar a chegar. Olhe para o presente que o futuro em breve chegará".

Fiquei pensando nisso e o que a palavra de DEUS nos fala.
Será que adianta nos preocuparmos com o que ainda está por vir? Quais devem ser nossos planos e até onde devemos pensar sobre eles?
Interessante que na Bíblia muito se fala sobre o amanhã, como um tempo determinado (Cromos) e também indeterminado (Kairós).
Quando falamos na primeira opção é o que tem data e hora marcada para acontecer, como por exemplo: Sábado dia 07/05/2011 as 16:00hs me encontrarei com uma pessoa. Já tenho tudo marcado.
Mas quando falamos da segunda opção, Kairós, é um futuro onde não sabemos quando acontecerá, por exemplo: Jesus irá voltar para buscar a sua igreja, porém só o Pai sabe o dia, agente não sabe, por isso devemos vigiar.

Na bíblia encontramos promessas e profecias, sabemos que um dia elas serão cumpridas em nossas vidas, por isso para que devo me preocupar? Tenho planos e sonhos para o meu futuro, porém não devo vive-los hoje. Devo viver o presente, aquilo que tenho hoje na minha vida. Só assim poderei viver em paz. Se eu começar a viver o futuro antes de viver o presente pularei etapas e não conseguirei alcançar o futuro que tenho a frente. Temos que viver o presente para alcançar o futuro pois não dá para vivermos o futuro agora no presente.
Devemos viver aquilo que DEUS nos dá a cada dia, pois Ele sabe o que nos caberá no futuro. Em Mateus 6:31-34 diz:
31Portanto, não vos inquieteis, dizendo: Que comeremos? Que beberemos? Ou: Com que nos vestiremos? 32 Porque os gentios é que procuram todas estas coisas; pois vosso Pai celeste sabe que necessitais de todas elas; 33 buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas. 34 Portanto, não vos inquieteis com o dia de amanhã, pois o amanhã trará os seus cuidados; basta ao dia o seu próprio mal.
Para que vou me preocupar com o amanhã agora? Entregue o teu caminho ao Senhor. Entregue o teu futuro a DEUS, pois Ele cuidará a todo o momento de todas as coisas. Somente Ele sabe do nosso futuro, este é o Kairós de DEUS, o tempo que Ele sabe qual é mas nós não. Por isso confie somente nEle.
Para encerrar fico com as palavras de Salomão em provérbios:
Não presumas do dia de amanhã, porque não sabes o que ele trará.
(Pv 27:1)
Por isso viverei o Hoje para que o amanhã chegue mediante a benção e a vontade de DEUS.
Não deixe de pensar no seu futuro, mas não o viva hoje, ele logo chegará.

O nosso camiho é DEUS que desenha!!!
DEUS abençoe a vida de vocês...

8 comentários:

  1. Acredito que um dos maiores problemas do homem é lidar com as questões do porvir.Se não vê sofre com a incerteza. Mas se toma conhecimento do porvir, sofre de ansiedade.
    Deus não nos fez oniscientes para que pudéssemos cuidar muito bem do nosso presente, para que pudéssemos cuidar das pessoas que estão à nossa volta e dos compromissos que assumimos para o nosso tempo. É sabido que nossas atitudes podem refletir em nosso futuro tanto pra bem como para o mal. Ruim também é o fato de quereos ajudar a Deus quanto ao nosso futuro e tomarmos atitudes que podem nos prejudicar.Outro extremo é sermos relapsos quanto ao nosso futuro. Devemos estudar, trabalhar e cuidar de nossa saúde. Mas não podemos querer gerir o nosso futuro como se fôssemos Deus porque quem faz assim é um eterno frustrado.
    (Hugo Alex)

    ResponderExcluir
  2. muito bom o texto,o maior problema não é em nos proculpar com o futuro, mas como iremos veve-lo não podemos vivelo e claro na atualidade, mas isso não quer dizer que não devemos planeja-lo, por exemplo quando entregamos nossas vida a Cristo Jesus estamos planejando vivermos uma vida no céu com Ele.

    (Cido)

    ResponderExcluir
  3. Este é um assunto muito interessante,mas entretanto muito polemico,pois o amanhã depende muito de como vivemos hoje. Pois sabemos que para colher laranja devemos plantar semente de laranja, se queremos colher amor, paz, felicidade; devemos ser paciente, amorosos e alegres e assim sucessivamente.

    ResponderExcluir
  4. Levando em consideração o tema do blog,o artigo deu uma boa direção quanto a enfrentar os desafios sem se desesperar pelo tempo vindouro.Pois é como olhar para o horizonte, e não perceber as bençãos que vem do sentido vertical e presente. Ao invés de viver o futuro desconhecido, poderiamos viver a cada dia como se fosse o último. Logo evangelizariamos mais, amariamos mais, e respeitariamos mais.

    ResponderExcluir
  5. Muito bom o tema, leva nos pensar bastante na questão do presente e no futuro, embora os texto mencionados em questão, devemos ser esperançosos e confiantes para os frutos que nascerão amanhã. Fabiana do Carmo

    ResponderExcluir
  6. Parabéns pelo artigo! Devemos realmente aprender a viver nos braços de Deus o HOJE e deixarmos as ansiedades do amanhã aos seus próprios cuidados, bastando a cada dia o seu mal.

    ResponderExcluir
  7. boa rei de troia! devemos apreder na verdade é confiar em Deus, depositar nEle toda nossa confiança, pois debaixo do céu existe tempo para todas as coisas.

    por:Cido

    ResponderExcluir
  8. Alguém já disse e ouvimos desde a época de primário: a pressa é inimiga da perfeição.

    Quando queremos nos antecipar aos fatos e entramos no ciclo de ansiedade comprometemos nossa saúde física, mental e espiritual.

    Ilo esse texto me serviu de alerta pra verificar meu ritmo face às realizções que pretendo ter.

    ResponderExcluir