15 de maio de 2011

Por favor, deixem Deus em paz!!!

Nos últimos meses tenho ouvido muitas reclamações a respeito de Deus. O interessante é que a maioria destas reclamações procedem de pessoas que aparentemente o conhecem mais do que outros, pois confessam serem praticantes da fé cristã.

O primeira grande avalanche de reclamações veio em função do terremoto seguido de tsunami no sudoeste da Ásia; resultando em dezenas de milhares de mortos. Depois o mesmo evento no Japão, onde outros milhares de pessoas perderam as vidas. A sequência de reclamações ainda foi engrossada com o massacre de Realengo, entre outras manchetes.

O cerne das reclamações em relação a Deus é sempre o mesmo: porque Ele permitiu que estas coisas acontecessem? Porque Ele não interviu? De que serve um Deus que não ajuda as pessoas?

Longe de querer ser o advogado de Deus, pois Ele realmente nunca precisou disso, gostaria de olhar estes acontecimentos, e todos os demais acontecimentos que nos colocam dúvidas sobre a providência de Deus sobre nossas vidas, sob um olhar diferente.

Creio que o Homem, na condição de Ser Humano, é livre para escolher e responsável pelas suas escolhas. A soberania de Deus continua absoluta, uma vez que o Homem somente pode ser livre graças a uma decisão soberana de Deus (este certamente é tema para um outro post).

Retornando ao nosso dilema: a maioria das pessoas ficam chocadas com Deus quando ocorrem estas calamidades que resultam na morte de muitas pessoas. Mas será que Deus realmente pode ser culpado por estes acontecimentos? Será que Deus foi realmente omisso?

Vamos dividir nossa reflexão em duas situações diferentes: as catástorfes causadas por ações naturais e as catástrofes causadas por ações humanas.

Quando ocorrem catástrofes causadas por terremotos, tsunamis, tornados, enchentes, ou qualquer outra manifestação natual, sempre achamos que Deus ficou olhando de braços cruzados a morte de criancinhas inocentes. Será mesmo? Como seres humanos, temos a tendência de olhar apenas para as coisas ruins e na grande maioria das vezes não conseguimos colocar nossos olhos nos livramentos que ocorrem nas mesmas situações.

Realmente creio que morreriam muito mais pessoas se Deus não tivesse agido! E Ele agiu! Para cada relato de morte existem sempre quatro ou cinco relatos de sobrevivência, de livramento, de "sorte", de coincidências e sinais que resultaram em vida. Sim! Isso mesmo! Se Deus não tivesse agido nestas ocasiões, o número das catástrofes seria muito maior, mas isso talvez seja mais difícil de enxergar, pois temos a tendência de olhar apenas para a destruição à nossa volta. Mas quando lemos Isaías 46, nos lembramos do cuidado que Deus tem por cada um de nós:
"Ouvi-me, ó casa de Jacó, e todo o restante da casa de Israel; vós a quem trouxe nos braços desde o ventre, e sois levados desde a madre. E até à velhice eu serei o mesmo, e ainda até às cãs eu vos carregarei; eu vos fiz, e eu vos levarei, e eu vos trarei, e vos livrarei." (Is 46:3,4)

E o que dizer das catástrofes causadas pelos seres humanos, como o massacre das crianças de Realengo? Mais uma vez temos que olhar de forma diferente para casos como este, e ampliar a nossa visão. Porque responsabilizar Deus?

Embora sejamos um país que se denomina majoritariamente cristão, constantemente colocamos Deus de lado nas questões nacionais. Vivemos há mais de 5 séculos debaixo da escuridão da idolatria. Adoramos imagens feitas por mãos humanas. Temos a Bíblia à disposição de nossas mãos, mas temos utilizado as mesmas mãos para aplaudir o pecado e a sensualidade em nosso país. O nosso feriado mais sagrado é o Carnaval. As partidas de futebol do nosso time são mais do que motivo para não irmos às nossas igrejas. Não temos tido vergonha de vestir a camisa canarinho da seleção brasileira, mas morremos de vergonha de entregar folhetos evangelísticos ou carregar as Bíblias embaixo dos nossos braços. Temos tido voz e atitude para denunciar políticos corruptos (aliás, temos isso em grande quantidade), mas nos calamos quando temos que defender o evangelho dos ataques que vem sofrendo. Aceitamos o politicamente correto dentro e fora das nossas igrejas e nos esquecemos que aspectos da nossa fé são inegociáveis.

Como líderes, não damos exemplo, mas cobramos o exemplo daqueles que nos observam. Como líderes, passamos boa parte do nosso tempo criticando-nos uns aos outros, medindo o sucesso de nossas igrejas em números de membros e não em qualidade de crentes. Nossas igrejas estão ricas, mas são pobres. Temos tudo, mas ao mesmo tempo não temos nada. Pregações sobre "santidade" e "cruz" estão banidas de nossos púlpitos, que somente propagam a teologia da prosperidade, onde achamos que Deus é aquele que tem a obrigação de nos atender, como filhos mimados que somos.

Ainda assim achamos que Deus tem a obrigação de impedir nossos massacres, de nos livras de nossas próprias mazelas, de nos impedir de cair nos buracos que nós mesmos cavamos todos os dias.

Antes de sairmos culpando a Deus, devemos olhar para nosso próprio pecado, para nosso próprio erro, e buscarmos a Deus com nossos corações arrependidos. Se tivermos a disposição de nos humilhar e de nos sujeitar à sua vontade, então teremos Deus realmente intervindo em nossas vidas
"E se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face e se converter dos seus maus caminhos, então eu ouvirei dos céus, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra." (2 Cr 7:14)
 Enquanto não tivermos essa coragem e disposição, por favor, vamos deixar Deus em paz!

4 comentários:

  1. Impressionante as verdades nesse texto. Sempre que algo acontece de ruim foi DEUS que permitiu, mas quando uma causa boa é alcançada sempre foi outra pessoa, nessas horas não vimos e nem ouvimos falar de DEUS.
    Devemos agradecer a ELE por cada dia que chegamos em nossas casas sãos e salvos, mas preferimos ligar a televisão ver as catástrofes e reclamar Dele.
    Tenhamos em nossos lábios louvor a Deus ao invés de reclamações e de julgamento.
    Belo artigo.. .abraço

    ResponderExcluir
  2. Muito bom meu pastor.Na verdade olhamos muito mais para os acontecimento cosmologico; também nos preocupamos com a quantidade de menbros das nossas igreja; que é importante mas não da forma que vemos, outra preocupação é com a placa da igreja, com o planejamento de crescimento, tudo tem o seu tempo principalmento de Deus; mas a verdadeira preocupação nossa deve ser a pratica do que Jesus nos Mandou fazer Mateus 28. 19-20, pregação do evangelho a toda criatura e ensinar, o povo de Deus para ouvir a sua voz, tendo o cuidado de garda os seus mandamento tudo seria diferente: ja somos raça eleita sacerdocio real, nação santa, propriedade exclusiva do Senhor. o que mais queremos?

    por: Cido

    ResponderExcluir
  3. Esse texto é extremamente indiscultivel, nós somos os verdadeiros responsáveis como disse a texto acima, que deixamos de se preocupar com a vontade de Deus, precisamos estar sensibilizados com as situações e diante de Deus nos posicionar e dizer: "Se o Senhor quizer, e se vivermos, faremos isto ou aquilo. Deus esta a procura de verdadeiros adoradores.

    Fabi

    ResponderExcluir
  4. Muitas catástrofes ocorridas em nossa geração são responsabilidades do mau uso e maus tratos que o homem dá aos recursos naturais.

    Tais recursos são escassos e até mesmo finitos, mas muitos não tratam a natureza em com respeito.

    Dai vai desde a turma que quer conforto, riqueza e nos proporciona poluição até aos queridos que entende que não são deste mundo e pretendem deixa para a próxima geração os prejuízos ecológicos.

    Fazemos parte de um desses grupos que existe por ai, isso se não tivermos características dos que participam em todos.

    Por isso, devemos cuidar melhor das bênçãos que Deus nos dá incluindo ai nosso próprio planeta.

    ResponderExcluir